Álcool – Vale a pena usá-lo na limpeza?

O álcool é um produto controverso quando o assunto é limpeza. Apesar de ser um produto muito bom e que pode eliminar até 99,6% dos microrganismos do ambiente, ele também é um produto altamente inflamável e, por isso, acaba não sendo uma escolha para todas as pessoas.

Porém, existe uma forma de utilizar o álcool em casa, afinal, a maioria dos produtos de limpeza oferecem algum risco à saúde, pois todos são feitos a base de químicos, o que muda isso, é a forma como o utiliza e manuseia.

O álcool 70% é o mais indicado para essas situações, pois sua queima é menos intensa e sua evaporação muito mais lenta. Ou seja, ele é a opção que você deve procurar no mercado, quando estiver pensando em usá-lo para desinfetar. O efeito bactericida também acaba sendo maior, pois a concentração de água no produto é baixa e permite que o álcool penetre com mais facilidade as células das bactérias, eliminando-as.

Cuidados, uso e manuseio

Para limpar as superfícies com o álcool 70%, é recomendado usar um pano ou uma flanela de limpeza, evitando o contato direto com as mãos.

Você pode utilizá-lo para limpar vidros, tecidos, estofados, espelhos, pias, louças e até mesmo o chão, porém, sempre faça testes antes. Não chegue jogando uma grande quantidade de produto no local, pois algumas peças de menor qualidade podem acabar manchando.

Quando for usar em tecido, recomendamos dilui-lo em água e aplicar com a ajuda de um borrifador.

Ele também pode ser usado para limpar aparelhos eletrônicos, cabos e fios, com todos devidamente desligados. Não se esqueça, nunca, de tirar os aparelhos da tomada antes de fazer a higienização.

Sua ação máxima de limpeza ocorre quando aplicado em vidros, que podem ser desde uma mesa, até as janelas da casa. O álcool elimina as manchas de gordura, marcas de mãos e outras sujeiras que ficam impregnadas sobre a superfície, dando um aspecto mais puro.

Precauções

Recomenda-se o de sempre: manter o produto longe do alcance de crianças, em local arejado e longe do sol. Não aplicar em conjunto de outros produtos inflamáveis e, em hipótese alguma, utilizá-lo em eletrônicos que estejam conectados à tomada.

Esperamos que esse blog tenha ajudado você a compreender melhor o uso do álcool na limpeza, para continuar lendo artigos como esse, continue acompanhando nossas postagens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *